terça-feira, 26 de junho de 2012

Dicas para realização de reunião de pais


Dicas para realização de reunião de pais

Organização é fundamental em uma reunião de pais.
Para um melhor aproveitamento da reunião de pais, a seguir algumas dicas que podem torná-la mais dinâmica e alcançar maiores objetivos:

• Permanência de todos os professores e coordenadores no decorrer do horário estipulado para a duração da reunião, isso para que não haja desencontros entre pais e educadores. Outra possibilidade interessante é a criação de espaços de tempo de cerca de 10 minutos para intercalar as reuniões e grupos de pais. Essa alternância possibilita que o professor realize as devidas anotações para que esteja propício a atender outros pais, podendo também prolongar a conversa quando necessário.
• Ter em mãos todo material (anotações, livros e trabalho escolares) necessário para fornecer informações precisas aos pais.
• Quando as reuniões atendem somente os pais as mesmas tendem a ser mais rápidas, porém se os alunos também participam o tempo é maior, pois poderá surgir a possibilidade de confrontar as duas versões: professor X aluno.
• Informe todos os aspectos sobre o aluno, tais como:
- Concentração e atenção às aulas.
- Informações gerais sobre o aluno (disciplina, cumprimento das obrigações, etc.).
- Suas principais habilidades.
- Dificuldades.
- Possibilidades de contribuição por parte dos pais na construção da aprendizagem e apoio nas dificuldades.
- O relacionamento do aluno com a turma e com os respectivos educadores.
- Questionamento junto aos pais de como eles podem conduzir seus filhos no estudo e nas tarefas de casa.
- Informar os projetos e atividades fora da escola e que são de grande valia para os alunos como: visitas, palestras, teatro, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário